TONY MANERO, de Pablo Larraín, 2008, Chile (Fabula Producciones) e Brasil (Latina Estudio Prodigital).
Apresentado em mais de 110 festivais internacionais, Melhor Filme em Havana, Turim, Varsóvia, Santiago do Chile, tendo sido indicado pelo Chile para concorrer a Melhor Filme Estrangeiro no Oscar de 2009.
Santiago do Chile, 1978
Em meio ao contexto social complexo e difícil resultante da ditadura de Pinochet, Raúl Peralta (na casa dos cinquenta), está obcecado com a ideia de ser o mais semelhante possível ao “Tony Manero”, no personagem interpretado por John Travolta em ”Os Embalos de Sábado a noite”.
Raúl cria um grupo de dança em “The Black Rose”, uma boate localizada na periferia da cidade. Todas as noites de sábado, ele libera sua paixão de “Disco Music” imitando seu ídolo.
Obcecado em reproduzir a atmosfera do filme, comete uma série de crimes e roubos para obter todos os elementos da fantasia que o personagem aparece no filme. Finalmente, ele consegue terminar sua pista de dança, então agora ele pode dançar sobre ela em busca do seu sonho, que é ser aplaudido por seus vizinhos.
Ele ouve falar de um concurso de imitadores do programa de TV “One O’ClockFestival“. Essa pode ser a oportunidade para Raúl ser reconhecido pelo grande público como uma estrela do showbiz.
Enquanto isso, seus parceiros de dança que estão envolvidos em atividades secretas contra o regime são perseguidos pela polícia secreta do governo.